Semana da Paz: Todos juntos por um futuro de amor e paz.

Semana da Paz








Sobre o Evento

É um evento sem fins lucrativos e busca despertar a importância do cultivo da paz em nosso meio social, conscientizando as pessoas da destruição causada pelas guerras e as consequências do uso das armas nucleares, a exemplo da bomba lançada pelos Estados Unidos da América, sobre a cidade de Hiroshima e Nagasaki.

No mundo todo são feitas homenagens aos sobreviventes da bomba como uma forma de não esquecermos o terror nuclear e semearmos a paz.

Semana da Paz

Aberto à Comunidade

O evento é realizado dentro do shopping center da cidade de Joinville na segunda semana de agosto (de 6 e 10 de agosto), entre as datas em que foram lançadas às bombas em Hiroshima e Nagasaki. Contamos com parceiros que direcionam esforços nesta jornada de amor e paz.

Como traz a história da menina Sadako Sasaki, convidamos a sociedade para, juntos, confeccionar mil pássaros de origami (tsurus) e enfeitarmos os galhos de uma árvore morta, simbolizando o retorno à vida. O Tsuru, símbolo de longevidade, levará ao mundo nossa mensagem de paz mundial, conscientizando os seres humanos a semear e cultivar uma vida de paz e harmonia.

Atividade para Toda a Família

Um evento para toda a família, a união de gerações, transmitindo valores humanos de respeito, empatia, solidariedade, amor incondicional, harmonia, perdão e paz.

Teremos a honra de receber, novamente, a visita do Cônsul Geral do Japão, Hajime Kimura, que veio em 2017, prestigiar o evento (foto ao lado).

Novidade em 2018: Aikidolândia


Aikidolândia

Em 2018, Sensei Marcos Tavares irá lançar, na Semana da Paz, a “AIKIDOLÂNDIA” – A vila dos guerreiros da paz.

Um mundo infantil, aonde sete personagens destacam-se por características comportamentais singulares. Clique aqui para acessar a página da Aikidolândia e conheça este universo de ensinamentos para o dia a dia aonde as crianças e também os adultos, irão adorar.




Sadako Sazaki



SADAKO SAZAKI

Sadako Sazaki


Parque da Paz

Torre dos Tsurus

Em 06 de agosto de 1945, um bombardeiro B-29, lançou uma bomba de urânio, sobre a cidade de Hiroshima. Estimativas indicam que mais de 140 mil pessoas tenham morrido.

Sadako, sua avó, sua mãe e seu irmão, Masahiro, estavam tomando café da manhã juntos quando foram surpreendidos por um clarão ofuscante e logo em seguida, uma explosão estrondosa. Ao fugir foram atingidos pela chuva negra. Apesar de ter sobrevivido ao ataque nuclear, dez anos depois, Sadako foi internada e diagnosticada com leucemia. Na época a leucemia era chamada de "doença da bomba atômica".

O Desejo pela Paz

Existe uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Sadako então passou a fazer os tsurus com intenção de se recuperar, mas compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: "Eu escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro".

Como sua doença avançou rapidamente e ela não conseguia mais fazer as dobraduras, seus amigos se reuniram e terminaram os mil tsurus em sua homenagem.

Torre dos Tsurus

Tristes e sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças. Formaram uma associação e iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória a Sadako e a todas as crianças mortas e feridas pela guerra; com doações de alunos de cerca de 3100 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o Monumento das Crianças À Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz.

Aprenda a Fazer Tsurus


Origami Sturu
SADAKO SAZAKI

Sadako Sazaki



Parque da Paz

Torre dos Tsurus




O Caminho da Paz



Caminho da Paz

Mohirei Ueshiba

No Japão antigo, uma criança teve sua infância e adolescência marcadas pelos treinamentos fisicos e espirituais. Esta é a história do grande mestre Mohirei Ueshiba, o fundador do Aikido.

Numa época de guerras e conflitos no Japão, Mestre Ueshiba criou um caminho de vida que conduz o seu praticante, por meio de vivências físicas, metais e espirituais diárias, a se conectar com a energia criadora do universo numa jornada de construção de paz e harmonia com o mundo em que vivemos.

O Aikido advém de uma arte marcial que tem como objetivo principal a interação entre as diferenças e a formação de um cidadão do bem. A pratica regular ajuda a nos conectarmos com o agora, compreendendo nosso eu interior e o meio em que estamos, no tornando seres humanos mais equilibrados na jornada pela paz.

Caminho da Paz


Parceiros

Conheça alguns parceiros que contribuem para a realização da semana da paz.



  • Dra. Miriam Arsego;
  • Alessandro Storini;
  • Carlos Decker;
  • Rosana B. C. da S. Voss


Localização e Contato


Endereço

Garten Shopping: Av. Rolf Wiest, 333 - Joinville


Data e Horário

De 6 a 10 de agosto de 2018,

das 10h às 22h


Contatos

(47) 3028-7919

contato@institutotachibana.com.br

Realização: Instituto Tachibana de Aikido