O que é praticar Aikido?

15/02/2018 - Publicado por: Sensei Marcos Tavares

Praticar Aikido é estar conectado com o agora, com o ambiente, com as pessoas no dojo, com seu parceiro de treino. Nesta jornada não há melhor ou pior, quem vence ou quem foi vencido, somente a gratidão por poder evoluir a cada repetição, por termos um parceiro de treino que oferece os  obstáculos necessários para que conquistar o próximo passo, o respeito entre nós e tudo que nos cerca, a humildade em pedir Onegaishimassu (por favor) para que o outro nos ajude nesta jornada, o respeito com o local espiritualizado (dojo), a honra para com nosso mestre e nossos antepassados pelos recursos e ensinamentos que removem minha crenças limitantes.

Este é o universo do Aikido, este é o modo de vida que está à sua disposição como caminho do guerreiro pacífico.

O caminho deve ser trilhado na ausência de pré-conceitos (mente vazia), necessitando purificar a mente, o corpo e a alma, assim podemos criar a possibilidade de expandir nossa visão e compreender a amplitude do universo, a única vitória é sobre nós mesmos, não amanhã, agora.

Neste mundo de guerreiros, devemos ser justos e ter coragem para romper a barreira dos sentimentos que nos acorrentam, ser empático e benevolente com todos que contribuem com cada passo e que, às vezes, também precisam de ajuda. A lealdade e respeito para com aqueles que compartilharam não só conhecimentos, mas que fazem parte de nossos sucessos e nossas perdas. Neste mundo não é preciso acariciar o ego, mas é necessário curvar-se e agradecer sempre a sinceridade que vem do fundo do coração em direção ao bem, a paz e ao amor incondicional.

Este é o universo do Aikido, este é o modo de vida que escolhi como o caminho do guerreiro pacífico. "Sensei Marcos Tavares".



Autor: Marcos Tavares