ACADEMIA X DOJO

06/09/2016 - Publicado por: Instituto Tachibana



 Academia  x dojo – uma relação de busca espiritual e evolução humana


       Quando as pessoas buscam uma academia para treinar, procuram um local aonde possam ter um certo conforto, um instrutor que oriente suas atividades, equipamentos de ponta, pessoas bonitas, enfim, um local aonde possam queimar suas calorias e se divertirem com os amigos de treino.

      A palavra budista Dojo, significa “local aonde treina caminho de vida”, é um ambiente na qual você começa a sua jornada, em alguns locais, já quando passa por baixo de um portal, chamado de Tori - portal xintoísta, que tem como significado, transcender o mundo material para o mundo espiritual.

     No dojo você respira evolução, se você escolheu um dojo tradicional das artes milenares japonesa, o ambiente tem uma energia única, local aonde as pessoas estão na busca de aprendizado técnico e também o crescimento nos conhecimentos milenares dos antigos mestre sobre a cultura, tradições, técnicas e muito outros valores. Um local singular, aonde  busca-se o equilíbrio físico, mental e espiritual.

       Neste local o seu dinheiro não compra as técnicas, as relações entre alunos e professor é muito diferente do mundo ocidental, num dojo, sua mensalidade ajuda a pagar as despesas do local e também uma forma de agradecer os conhecimentos que o mestre irá lhe passar, e isso não garante que o Sensei ou mestre vai lhe ensinar o que você quer, ele vai avaliar quais conhecimentos você está preparado para aprender. Num dojo se aprende que deve cuidar do espaço que na qual contribui para sua busca, então os alunos participam da limpeza  e se prontificam para ajudar o mestre, pois o sentimento de gratidão está em todos os ensinamentos que o mestre lhe direciona.

       Neste lugar mágico que é o dojo, os alunos mais antigos tem o dever de ajudar os mais novos, e os mais novos precisam praticar sua humildade, perseverança no aprendizado, respeito com os alunos mais experientes, não há espaço para enaltecer o ego, ninguém fica se olhando para o espelho, o único lugar que se aprende a olhar constantemente é o seu interior, para estar atendo com cada minúsculo ato de evolução do ser.  Num dojo de Aikido, não há vencedores e perdedores, pois não alimentamos sentimentos mesquinhos e primitivos que entorpece o ser na sua jornada, é ensinado a contribuir com a evolução, um ajudando o outro a superar as imperfeições pessoais e no desenvolver do treino o melhoramento técnico da arte marcial vai tomando formas e com isso a eficiência.

       Ninguém é melhor ou pior do que o outro, reina-se o respeito mútuo, a inteligência emocional, a busca incansável pela a evolução do ser humano, a perseverança na ascensão com as indiferenças e o equilíbrio, a harmonia e a paz.

        Então não tem como chamar um dojo de academia. Não existe nenhuma relação ou sequer comparação. Um local único.

No próximo texto iremos aborda a relação do dojo com as organizações.

Se gostaram do texto, autorizo que repliquem colocando o nome do autor.

Atenciosamente.


Autor: Sensei Marcos Tavares